Thursday, April 15, 2010

Post by Camarada Vasco (os conteúdos deste post são da inteira responsabilidade do seu autor)


Bem, parece que ja ha servicos de outsourcing para blogs tambem. De modos que fui recrutado para fazer um post de como e o "east".

Enfim, um fim de semana e pouco ate porque era fim de semana de Pascoa, pelo que diversos servicos estavam fechados, museus, restaurantes e massagens (nao tailandesas, mas tambem com especiais caracteristicas terapeuticas). A descricao vai para o leste em geral, pelo muito que une todos estes paises e cultura.

Apos uma bela viagem que nao atrasou mais do que umas miseras 5h em relacao ao previsto, que leva desde logo a equacionar o principio pelo qual fiz esta viagem enunciado pelo Sergio: "Vasquinho, ja que somos vizinhos em Portugal, e aqui no leste tambem...Anda ca fazer-me uma visita ja que estamos perto." O conceito de vizinhanca de facto alterou-se, pois 20h da para ire voltar 4 vezes no trajecto Lisboa-Bucareste. Viva o Leste!

Seguindo todas as indicacoes e recomendacoes do amigo Sergio, peguei num taxi (por ele encomendado) e fui ao escritorio dele buscar as chaves do apartamento e ainda no mesmo taxi seguir para casa, largar as bagagens. Curiosidade numero 2. Chegados ao destino, o taximetro marca 13 (qualquer que seja a moeda). Dou 2 notas de 10 e o taxista abre os bracos e diz-me: "mas eu nao tenho troco". (E incrivel como com as situacoes da vida uma pessoa aprende em questao de minutos qualquer lingua). Ao que eu lhe ripostei com um abrir de bracos "entao e agora?". E ele fez o seu abrir de bracos de "pois... eu nao tenho troco". E apos mais 2 ou 3 abrir de bracos, com o meu ultimo a ser um abrir de bracos "olha, entao vai po c***" e la segui eu para um novo desafio. Ah, Viva o Leste!

Codigo de entrada do predio. Prova superada. Porta de acesso aos patamares, que deveria ser usada uma moedinha azul de plastico...prova nao superada. Mas como sou um gajo com sorte e algum talento, enquanto pensava no que fazer para chegar aos elevadores surge um vizinho a sair e eu rapidamente fiz o numero do nao-consigo-encontrar-a-chave-mas-obrigado-por-me-abrires-a-porta-e-deixares-entrar. A ultima porta, a de entrada no apartamento, tambem apresentou alguma resistencia, mas nada que o velho jeitinho tuga nao resolvesse.A forca!

Ja na cidade, a fazer vida de turista, o Serginho la se resolveu a parar de lavrar e voltamos a reencontrar-nos no leste. Passeio pela cidade deserta, porque aqui no leste o pessoal e todo religioso e celebra a Pascoa em familia, resolvemos, para meu agrado, fazer ainda nessa mesma noite mais uma viagenzita de 3h e qualquer coisa, mas agora de pick-up ate Sibiu, uma bela localidade Romena, mas mais do genero Austriaca, segundo palavras do autor deste blog. La nos encontramos com mais 3 "lestistas", colegas do Sergio e tentar aproveitar algo do que a cidade tinha para nos oferecer, que, naquela noite nao foi muito... eu nao tinha grandes espectativas, mas alguns de nos, ficaram seriamente desiludidos pela falta de acolhimento aos turistas...

No dia seguinte pusemo-nos a estrada para experimentar uma montanha ainda coberta de neve e que normalmente assim permanece ate Julho. E um conceito diferente de multiusos. Ora funciona como estrada, ora funciona como pista de ski e snowboard, mas as duas sao mutuamente exclusivas. Porque a estrada tambem e usada como parte da pista, portanto, ou carros ou esquiadores, mas nunca os 2 no mesmo mes.


Nos, os "oestianos" um dia havemos de perceber que estamos muito atras... O Serginho, escreve la tu como se chama a montanha, que eu nao sei. Mas era efectivamente um deslumbre da natureza e a viagem de teleferico muito agradavel. La no topo, um hotel de gelo e uma capela tambem de gelo.


Muito interessante. De regresso ao hotel e seguindo para um belo jantar tradicional romeno, mas a noite nao durou muito mais por fadiga muscular, criada pelas actividades radicais do dia.

O ultimo (sera?) dia da aventura romena, correu quase quase como planeado. Um carro seguiria para uma outra montanha e o Vasquinho e o Serginho iriam visitar Brasov a caminho de Bucareste onde o comboio partiria para Belgrado as 21.05 (e nao esquecer a pontualidadedos transportes no leste). Feitas as despedidas o grupo dividiu-se, cada carro para seu lado, felizes com o dia que nos esperava. Porem, um dos carros, resolveu avariar quase no topo de uma montanha, onde nao havia rede de telemovel, pelo menos permanente, pelo que ficou o Sergio encarregado de se divertir com a companhia de seguros e mandar vir o reboque da assistencia em viagem. So que o leste tem destas coisas... e a assistencia em viagem nao assiste grande coisa, especialmente se for feriado. Ao fim de um par de horas a tentar arranjar o reboque da companhia de seguros chegou-se a conclusao que a companhia de seguros nao tem que mandar reboque nenhum. Quem tem um acidente e que tem que mandar vir o reboque... e o Sergio que foi tao desagradavel para o sr. seguranca que atendia os telefones na companhiade seguros e nao pode sequer dormir a tarde toda... nem um pedido de desculpas recebeu. Como se resolveu o problema? Da maneira mais facil. Espera-se que passe um reboque por aquela tao movimentada estrada e diz-se: "Epa, nos tambem queremos usar isso". Problem solved. Entretanto o carro que deveria ir a caminho de Bucareste ja tinha ido ao encontro dos aventureiros das montanhas e regressamos todos a Bucareste rapidamente, mesmo a tempo perder o meu comboio para Belgrado (sim porque os comboios saem sempre a horas).

Ainda lamentava eu o meu infortunio, quando, sentado a ver o Naval - Benfica aos 12 mins ja estavamos a perder 2-0. Era so mesmo o que faltava...Ate o Benfica estava a caminho de um desastre. Mas la se endireitou e o bacalhau a bras soube bem melhor. No km que tinhamos que percorrer ate casa ainda conseguimos ter uma operacao stop que usa metodos ultra-modernos para o teste do balao. Chama-se o sopra-aqui-para-a-minha-cara-que-eu-je-te-digo-se-bebeste-ou-nao."Ah nao... de facto nao bebeste". So que aquele detector funciona com calibragem portuguesa, onde se pode beber ate aos 0,5 e nao com romena onde se pode beber ate aos 0,00.

No dia a seguir a chuva ajudou, nao permitindo trabalhar, mas dando possibilidade de haver um ultimo jantar antes de ir apanhar o comboio das 21:05, apenas que o comboio afinal era so as 22:45... Sim, porque no leste os comboios saem sempre a horas.
Viva o Leste! isto e que eles gostam!

PS-isto ficou um bocado longo demais, mas entusiasmei-me. Qualquer dia comeco eu com o meu blog.


Sunday, April 11, 2010

Fotos


Todo este silêncio tem uma explicação:

. o blog aleste está de luto pela Canon S30...

É verdade, faleceu de vez nas últimas férias na neve...

Depois de tantos anos a acompanhar-me nas mais diversas situações, a imortalizar momentos únicos, a ameaçar várias vezes tirar a última foto, eis que a tirou mesmo:





Para máquina digital compacta, teve uma vida bem longa! Desde 2002 que não pára de disparar!!


99% do registo fotográfico neste blog é dela, daí esta merecida homenagem!